Vidrolar

Certamente você já viu um walk-in cooler no supermercado ou loja de conveniência quando estava buscando por algum produto fresco, gelado ou congelado, em vista que o equipamento é uma câmara frigorífica com porta expositoras de vidro duplo

O walk-in cooler está entre as principais tecnologias em equipamentos de refrigeração comercial, sendo utilizado para armazenagem e exposição de produtos variados como água, refrigerantes, cervejas, congelados e sorvetes. É uma solução para garantir maior economia, qualidade de armazenamento e praticidade na estocagem, manipulação e exposição dos produtos.

Principais benefícios do Walk-in Cooler

  • Reabastecimento facilitado

Esse processo ocorre por uma porta lateral ou traseira que dá acesso ao interior do equipamento, sem a necessidade de deixar as portas expositoras durante o reabastecimento. Dessa forma, não há interferência na atividade de autoatendimento dos consumidores e, ainda, garante um ambiente totalmente refrigerado e sem perda na temperatura ideal de consumo e da qualidade dos produtos.

É importante ressaltar que o colaborador responsável por essa atividade deve estar com uma vestimenta adequada para evitar contaminações no interior da câmara fria.

  • Exposição eficiente

Com uma área de exposição avantajada, prateleiras reguláveis com inclinação e iluminação dirigida para o produto, o walk-in cooler proporciona grande apelo de venda por impulso. Além disso, garantir a exposição dos produtos significa, também, uma melhor experiência para o cliente, que pode conferir os itens disponíveis e tomar a decisão de compra sem sofrer com a baixa temperatura do equipamento. 

  • Redução de gastos

Em vista que o consumidor vai abrir a porta do equipamento o menor tempo possível, o walk-in cooler pode manter a temperatura e reduzir o consumo elétrico. Além disso, a câmera conta com unidades condensadoras remotas, diminuindo o consumo de energia do ar condicionado, diferentemente dos refrigeradores e freezers individuais.

  • Design funcional e flexível

Com design atraente e luminoso, o equipamento é uma opção versátil e modular, que pode ser facilmente montado no estabelecimento, adequando-se ao layout da loja.

  • Diferencial para fabricantes

Os fabricantes de equipamentos de refrigeração que contam e proporcionam uma solução eficiente e econômica, como o walk-in cooler, garantem maior valorização do negócio, vantagem competitiva e possibilidades de crescimento.

Estrutura e funcionamento do Walk-in Cooler

O equipamento de refrigeração tem portas de vidro com gôndolas para exposição e armazenagem do estoque de refrigerados e congelados. A fim de trazer economia, o ar frio do walk-in cooler é gerado através de ventiladores e um condensador, que funcionam na medida adequada para manter a temperatura desejada.

Quando a temperatura é definida no termostato, o condensador é ligado e inicia o processo de resfriamento. Para que o condensador não fique coberto de gelo, os ventiladores funcionam sem o resfriamento. Assim, as bobinas aquecem gradualmente até alcançar a temperatura desejada.

Aplicações do Walk-in Cooler

A solução pode ser aplicada nos mais variados segmentos que necessitam de refrigeração comercial. Como, por exemplo, restaurantes, bares, lanchonetes, padarias, casa de carnes, lojas de conveniência, sorveterias e supermercados.

O vidro no Walk-in Cooler

O vidro é uma parte fundamental para garantir a eficiência na refrigeração comercial, e com o sistema de walk-in cooler não é diferente. As portas de vidro assumem o papel de expor os produtos e, ainda, promover a redução de gasto de energia ao evitar o constante contato do ar refrigerado com o ar ambiente.

Para equipamentos walk-in cooler, o vidro duplo em PVC é uma opção vantajosa, pois tem baixa condutividade térmica e proporciona maior economia. Isso ocorre porque o vidro em questão é composto por duas ou mais lâminas de vidro separados por um espaçador em pvc, que formam uma câmara interna preenchida com um gás argônio, que proporciona um melhor desempenho ao equipamento.
Ainda pensando em refrigeração comercial com baixo custo, podemos considerar a tecnologia Low-E, de baixa emissividade. Para saber mais sobre o Low-E e como essa solução também pode influenciar na performance dos refrigeradores, confira mais este conteúdo da Vidrolar.